Existem diversas formas de ministrar uma palavra para crianças, mas uma das melhores é através das Histórias da Bíblia, isto porque as histórias prendem a atenção de quem ouve e transmite com clareza a mensagem que se deseja passar. Jesus sabendo dessa verdade foi o grande contador de Histórias, suas mensagens eram simples porém profundas, pois vinham da parte de Deus, por isso creia que as histórias bíblicas contadas com a direção do Espírito Santo tem poder para transformar vidas.


Como escolher a História certa

Ore, peça ao dono da Palavra que te oriente, Ele colocará em seu coração a mensagem que Ele quer falar através de sua vida. Depois de escolhida a história, leia na Bíblia e estude em outras fontes se puder, procure ler sua história em diferentes versões de bíblias, como a NVI ou a NTLH que dão melhor compreensão dos fatos em linguagem mais adequada e entendível.

Dica: conheça algumas sugestões de histórias já criadas pela Tia Pri em formatos completos para ministração.


Objetivo principal

Quando vamos ministrar a palavra para os pequenos devemos escolher um objetivo principal, ou seja, que lição essa historia tem para a vida dos meus ouvintes, esse objetivo também é encontrado através da oração. Ele deve ser citado várias vezes durante a história para que fique bem memorizado. 


Versículo

Toda mensagem deve ter um versículo bíblico que sirva como base, o ideal é que este fale sobre o seu objetivo principal. Leia-o com as crianças algumas vezes e explique o seu significado.

Dica: se for confeccionar seus versículos, use letras GRANDES em formato de FORMA para melhor compreensão.


Como contar essa história

Existem inúmeras maneiras de contar uma história, o importante é você saber que ninguém é igual a ninguém, Deus nos usa de forma única, portanto aqui citaremos algumas ideias de como fazer, mas você pode ter o seu próprio jeito de ensinar.

Use recursos visuais, eles atraem a atenção da criança além de levá-la a imaginar melhor os fatos que você está descrevendo. Esses visuais podem ser cartazes coloridos, imagens no data show, objetos, dramatizações, fantoches ou outros recursos didáticos.

Não esqueça que a linguagem deve ser simples e clara para que todos possam entender, deixe de lado aquela “linguagem intelectual” e fale na mesma simplicidade de uma criança.


O tempo

O tempo médio de uma historia é de quinze a vinte minutos, parece pouco, mas é o tempo que as crianças conseguem ficar atentas. Normalmente nas igrejas é separado um tempo de no mínimo meia hora para o palestrante, com a introdução da mensagem, o versículo que será ensinado, a oração e a conclusão.

Sendo assim, meia hora é o tempo mínimo ideal para uma boa mensagem, caso seja dado mais tempo, você pode trazer outra atividade que fale sobre o mesmo tema para completar sua palavra, como um louvor, um fantoche ou um recurso didático por exemplo.


E se não sair como eu planejei

Se você orou e entregou tudo nas mãos do dono da obra, creia que Ele fez como Ele planejou, seja sensível a voz do Espírito Santo, pois Ele sabe como agir, não se esqueça que somos Semeadores, se vai ou não germinar não depende de nós, pois é DEUS quem dá o devido crescimento.


Amplie sua fonte de ministração

Não dependa apenas do visual colorido, mas use recursos didáticos como uma introdução inicial de uma história, um lúdico no final para fixar seus objetivos e outras opções de recursos.

Dica final: Equipe Tia Pri disponibiliza neste site gratuitamente a História da Sunamita e Elizeu, ilustrada pela Tia Pri, que vem com versículo e figuras para data show e esboço para estudar, e até modelo de atividade para as crianças, confira é grátis.

Temos também uma linha de Histórias bíblicas prontas para o a ministração com esboço e versículo na versão em cartaz colorido ou para Data Show em CD.


CONFIRA OUTRAS HISTÓRIAS GRATUITAS NESTE SITE

História Bíblica Gratidão Filho Pródigo + atividades [data show] 

A Fé de Abraão Aula completa + Atividade Cartão Convite

Lição das Boas Aventuranças (Aula completa)

Combatendo o Halloween (aula completa)

História Bíblica Gratidão Filho Pródigo + atividades [data show]


Links do Site