Muitas escolas atualmente, tem aberto as portas para pessoas de diversas igrejas e entidades que desejam levar a eles o ensino de valores morais e éticos. Esta é por tanto, uma rica oportunidade para aqueles que pregam a palavra de Deus aos pequenos, pois a Bíblia sagrada é um manual perfeito sobre  conduta ética e moral, sobre caráter, respeito, amor e tantas outras coisas que estão em falta na nossa sociedade atual.

Para aprendermos mais sobre este assunto a Tia Pri entrevista a Educadora e Professora Eliane Oliveira que atua voluntariamente na área de Evangelismo Educacional na cidade de Camboriú SC.

Professora Eliane, qual a importância deste trabalho em seu ponto de vista?


Nós com Igreja, devemos influenciar a sociedade, não somos apenas uma comunidade em quatro paredes, a Bíblia diz: Sois a Luz do Mundo- entende-se que o mundo está em trevas, precisamos iluminá-lo, Sois o Sal da Terra - a terra (coração do ser humano) está imerso nas obras da carne, precisamos salgar, e tanto a luz quanto o sal são elementos indispensáveis para a vida. E se a Igreja ficar presa em seus departamentos, e não cumprir o Ide de Jesus, as vidas serão condenadas ao inferno porque negligenciamos a nossa obrigação de falar-lhes do Plano do Amor de Deus..

Como surgiu esta oportunidade para você?

Nada vem fácil, o Reino de Deus é tomado a força, estávamos na formatura do Pré de nossa filha mais velha, e vendo a quantidade de crianças meu coração chorou. E eu orando em espírito disse: Pai, dá-me oportunidade de alcançar o coração dessas crianças, é tudo que eu quero, porque vejo uma revoada como pássaros voando para baixo (abismo).

E então tomei atitude de falar com a liderança da escola. Por ser uma escola particular, houve muita resistência, por medo dos pais, etc. Mas Deus sabendo minha vontade, proporcionou-me um Curso na Igreja do Evangelho Quadrangular: Construindo Valores. E lá fiz o treinamento. E o curso era sobre o Ensino de Valores em escolas públicas, todo baseado na Vida de JESUS.  E com o curso ganhei o Projeto que autoriza através das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, a entrada em escola para o ensino de valores. (que são leis transversais).

E com esse preparo, fui novamente à liderança da escola e eles permitiram a minha entrada. O Projeto fornece os livros, por 1 real cada e com os livros eu trabalho os valores, com crianças do primeiro ao quinto ano, e também em dias especiais, eu faço contação de histórias para toda a escola. Desde a educaçao infantil até o ensino médio. Isso é privilégio de Deus. E vale ressaltar este é um  trabalho voluntário, sem fins lucrativos.

Como as escolas recebem este tipo de trabalho?

A Escola recebe agora muito bem, a liderança valoriza muito , porque as crianças são tocadas pela mensagem. E me dão total liberdade para trabalhar até 45 minutos em cada sala.


Fale um pouco sobre sua metodologia, como você aborda os temas etc.

Quando se fala em valores, é o que mais a sociedade precisa recuperar, trata-se da cura do caráter, e só Deus pode fazer isso na pessoa de Jesus Cristo. A metodologia aplicada, é o uso do livro de valores, que é todo baseado na vida de Jesus. Não fazemos proselitismo, mas anunciamos a mensagem do evangelho usando os valores. Eu sempre explico, JESUS não é religião, Jesus é um modo de vida, o caminho certo a seguir, religião afasta as pessoas, mas Jesus nos une no AMOR DE DEUS.

Quais faixas etárias você já trabalhou?

Conforme citei acima, do primeiro ao quinto ano é o que o Projeto Valores tem os livros, com os quais eu trabalho, e em datas especiais, todas as idades até o ensino médio. Mas em outras escolas já trabalhei o Ensino básico e o médio.

As crianças e suas famílias, como elas recebem esse tipo de ensino?

Recebem muito bem, a criança é terra boa, a semente cai e frutifica mesmo, e os pais na grande maioria amam elogiam o trabalho, porque vê mudança nas crianças. É Claro a Palavra muda o coração do ser humano de dentro para fora.
O próprio diretor da Escola tem me testificado a mudança acontecida dentro da escola, depois das aulas de valores.
Isso glorifica a Deus, porque eu sou apenas um meio que ele usa para o Seu nome ser conhecido. Aleluia.

Qual sua maior dificuldade atualmente?

Recursos financeiros, porque o trabalho com criança as pessoas na grande maioria não valorizam. Mas uma criança também pode aceitar a Cristo, elas podem crer. E quem trabalha com criança necessita muitas, materiais, doces, presentinhos, e isso para mim é sempre um desafio.

O que você diria àqueles que desejam ingressar nessa missão?

Prepare-se primeiro, para fazer o trabalho com excelência. Porque é um trabalho diferenciado, nao se pode chegar pregando como num culto, tem uma dinâmica toda diferente.

Algo mais que você gostaria de acrescentar?

Sim, se você que lê quiser ajudar meu ministério, poderá participar deste galardão.

Então ore por mim, e  se quiser me respalde .
                              
            

Autoriza compartilharmos suas informações em artigo no portal Tia Pri?

Sim autorizo.


Eliane Ribeiro Inácio Rocha de Oliveira

E-mail: ellianni@hotmail.com

Facebook: Eliane Oliveira

Fixo (47) 3365-1328

Vivo (47) 9943-1122

Casada com Marcondes R. Oliveira, pastor.
Trabalho com crianças em 28 anos, professora EBD juniores.
Palestrante em congresso infantil e Seminários para Educadores Cristãos.
Pedagoga, Curso APEC, Pós Graduação Educação Cristã, em curso - neuro psico pedagogia,
Colabore C.E.F. Agência-3523   OP- 023 Conta-  262-4  

KITS COMPLETOS PARA EVANGELISMO EDUCACIONAL EM ESCOLAS


Links do Site