Caro Professor

Compartilho convosco esta aula que pela bondade de Deus ministramos com o tema LIÇÃO DAS BOAS AVENTURANÇAS, para os Juniores. Deus nos direcionou a usar este tema, pois tem sido de grande relevância de que as BEM AVENTURANÇAS de JESUS façam parte da vida cristã, sendo estas a essência de "boas atitudes" que cada um de nós como cristãos devemos ter como regra de convivência em nosso meio social, e para as crianças também há necessidade de levar-lhes esta mensagem.

Lembre-se amigo(a) professor(a): Deus nos dá o tema a ser trabalhado, e fazemos a preparação da aula expositiva, com esboço e apresentação em ppt. e a linguagem de nosso resumo é direcionada a compreensão e a didática de sua interpretação, devendo cada professor(a) amoldar, pesquisar e incrementar seu conteúdo e forma, para que tenha melhor proveito do tema abordado, não esquecendo da ênfase principal de que dependemos sempre de nosso Jesus Cristo e do amado Espírito Santo nos dão a plena capacidade, poder e autoridade para em seu Nome fazer a sua Obra, pois somos seus servos. 

Seu irmão em Cristo Jesus, Pb. Natanael Weber

LIÇÃO DAS BOAS AVENTURANÇAS - Mateus – Capítulo 5


5.3 – Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

Você se considera mais crente que seu irmão?
Acha que sua fé é maior que a dele?
CUIDADO você pode achar que já está RICO das coisas de DEUS, não se engane, quanto mais nos aproximamos de DEUS mais ainda precisamos e queremos conhecer a ELE.

Ser espiritualmente pobre é saber que precisamos e dependemos inteiramente de Deus.
Podemos não pedir algo quando achamos que já temos tudo.
Por isso, é quando esvaziamo-nos de nós mesmos, de nossas coisas, se esvaziamos de nossos títulos, de nossas “boas ações” e nos colocamos diante de DEUS como somos; “pobres por natureza” e dependentes de seu amor.

Ser espiritualmente pobre é saber que mesmo tendo nada de nós mesmos, temos o reino dos céus ao nosso dispor como promessa.

5.4 – Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.

Qual foi a ultima vez que você chorou? Lembras?
Foi quando papai e mamãe deram umas palmadas?
Ou quando você perdeu um animalzinho de estimação?

Os seres humanos são muito emotivos, e choram por muitas razões.
Choramos em um filme, choramos de alegria por uma conquista. Mas o choro a que Jesus se refere é o choro de padecer, tristezas, perdas e até sofrimentos. Podemos também chorar pelas almas perdidas, chorar por aqueles que ainda não alcançaram o evangelho de Cristo.

O choro é uma resposta emocional do nosso corpo durante situações diversas como tristeza, perda, saudades e dor. Quando choramos estamos expressando sentimentos de dentro de nosso coração.
Deus nos conhece de perto, mas ELE afirma que mesmo quando chorarmos, seremos felizes, pois ELE cuidará de nós e nos acalentará com sua grande misericórdia e amor.

5.5 – Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.

Ser humilde vai muito além de ser simples, ser humilde é reconhecer nossos erros e fraquezas com a mesma sensação que temos ao receber um elogio, é aceitar a verdade e as críticas com respeito e saber que são essas coisas que nos dão crescimento na vida tanto material quanto espiritual. Ser humilde não é ser fraco, ser humilde é superar o poder do orgulho!

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;    
1 Pedro 5:6


EXEMPLO: Se o pai ou a mãe lhe corrigir, ou chamar sua atenção, não seja grosseiro, antes, seja humilde, diga que sente muito por ter cometido tal arte e que promete não fazê-lo, e mesmo que eles o corrigirem, deve receber a correção – isso é humildade.

5.6 – Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.

Será que somos ansiosos e desejosos em fazer as coisas corretas para Deus?
A fome é algo que devemos “matar” todos os dias, ou seja, devemos dia a dia ter fome (desejo) por fazer a vontade de Deus. Mas a sua vontade muitas vezes vai contra a nossa, pois os caminhos de Deus são diferentes dos nossos, pois os pensamentos dele são diferentes.

Mas você pode pensar... mas todo mundo está fazendo as coisas erradas.
Mas DEUS nos diz na sua palavra que não importa a situação ao nosso redor, quando “tivermos fome” de fazer a vontade de Deus, ELE nos dará condições para isso acontecer.

E o que é fazer a vontade de Deus?

É obedecer a sua palavra, é não mentir, é obedecer os pais, que é bíblico também, e manter a comunhão com Jesus através da oração, da leitura da bíblia e da comunhão com a igreja e muitas outras coisas que aprendemos na caminhada da fé.

5.7 – Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.

Misericórdia é a virtude que leva-nos a compadecermos da miséria alheia, da ne essidade do próximo.
É a junção de duas palavras: miséris + córdia ( miséria + coração ).

Deus na sua bondade nos tratou com misericórdia, ele teve compaixão de nós e viu nossa MISÉRIA pois andávamos perdidos e ELE nos salvou.

O que DEUS nos ensina é que devemos assim também fazer as demais pessoas, devemos ter misericórdia de todos os tipos de pessoas que existe em nossa sociedade, pois DEUS também tem um plano de salvação para estas pessoas, o mesmo plano que foi dado a nós é também para estas pessoas.

5.8 – Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.

O coração na história do homem e também na bíblia simboliza a nossa vontade, e nossos desejos, ou seja, a nossa mente, pois é dela que saem nossas expectativas e escolhas da vida. Devemos colocar em DEUS as nossas expectativas e anseios, pois é de nosso coração que saem as escolhas de nossa vida.

A palavra de Deus diz em Provérbios 4.23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida.  

Numa versão mais simples quer dizer
:
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Salmos 51.10


O salmista escreveu, Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!

Entre muitas boas atitudes, ter coração puro é:
•    Ignorar convites de amigos para fazer as coisas erradas que eles fazem;
•    Evitar desobedecer aos pais como por ex. assistir algum tipo de programa de tv.

5.9 – Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.

Você tem promovido a paz na sua casa, escola, família e seu trabalho?
A paz é um dos símbolos do evangelho de Cristo, pois não devemos lutar contra carne e sangue, mas contra os espíritos maus... e contra o pecado.

Promover a paz é...
•    evitar as fofocas, que corroem as amizades,
•    evitar a desobediência, que gera correções e brigas,
•    evitar assuntos não edificantes;
•    não brigar.

A bíblia ainda diz em Romanos 12.18
No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.

5.10 – Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
5.11 – Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
5.12 Fiquem  alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.


A igreja de Jesus Cristo já sofreu muitas perseguições, conforme relata-se na bíblia, e até hoje em alguns lugares no mundo as perseguições ainda acontecem.

As perseguições dos dias atuais também mudaram, pois fazer a vontade de Deus nos dias de hoje e na sociedade em que vivemos não é tarefa fácil, pra ninguém.

Diariamente se deparamos com o mundo e suas formas de atrações, tentações e por fim seus desafios para o cristão moderno. Os valores que o mundo produz não são baseados na palavra da Deus e por fim ferem a dignidade do homem e distorcem sua conduta, afastando-o de Deus cada vez mais.

Sabemos que crianças, jovens e adolescentes sofrem perseguições sociais na escola e faculdade, por serem diferentes, por não coagirem e não seguir os padrões mundanos empregados pelo sistema maligno.

Sabemos que a família cristã sofre de uma forma ou outras perseguições do mundo, por sua conduta diferenciada, mas nós temos uma promessa de ficar firmes pois teremos uma recompensa pela nossa resistência.

EXEMPLOS:
•    criticas na escola,
•    das exclusões nos grupos de amigos,
•    das perseguições na mídia contra os cristãos

Lembre-se compartilhe, deixe seu comentário de aula e se desejar envie seu comentário sobre sua aula.

Seu irmão em Cristo Jesus, Pb. Natanael Weber



Se você desejar poderá salvar este Artigo no seu Computador em formato PDF, poderá imprimir, ler no seu PC ou Tablet e ou ainda enviar para terceiros - não esqueça de declarar a fonte.


      

Pois é, a correria está grande, mas com carinho e esforço o mais breve possível postaremos mais novidades, aguardem, cadastre seu e-mail e receba novidades do Site Tia Pri.


Abraços da equipe Tia Pri




Links do Site