O papel da História na EBF

Nos devemos ter uma coisa em mente: a historia bíblica é o ponto mais importante da e.b.f. ou de qualquer evento com crianças cujo objetivo é ensinar a palavra. Logo, deve ser dada uma atenção especial para esse momento.

A pessoa responsável por trazer a historia deve ser convidada ou avisada com antecedência para que possa se reparar, não deixe para em cima da hora pois sem um bom preparo o contador pode se perder ou simplesmente não aproveitar o melhor de sua capacidade para ensinar.

O momento da historia: as igrejas variam sobre o horário em que será ministrada a historia, algumas fazem no começo outras no final ou no meio, algumas juntam todas as crianças para ouvirem juntas outras separam as classes por idade. O importante é saber qual a maneira que melhor se adapta ao seu caso, isso vai depender da equipe que você tem, no espaço físico da igreja e do numero de crianças que estarão lá.

Mas algumas dicas são importantes em qualquer caso:

 Antes do momento da historia não deve ser feita nenhuma atividade que deixe as crianças agitadas, como musicas ou brincadeiras muito agitadas, pelo contrario é sempre bom uma musica mais tranquila antes desse momento ou uma breve oração, passe os avisos para que elas saibam que agora ninguém deve sair ou conversar e diga que o Senhor Deus vai falar com elas.

O tempo da historia não pode ser muito grande, de quinze a vinte minutos no máximo, se forem apenas crianças pequenas, dez minutos é mais que suficientes.

Você pode criar uma introdução interessante para chamar a atenção deles no inicio da narrativa. ( no Kit EBF da Tia Pri sempre colocamos sugestões de introdução).

Não esqueça de finalizar com uma oração, pois a palavra quebranta-nos e a oração vem como um balsamo para completar a obra.

Sobre o horário que será contada a historia leve em consideração que se for muito no fim as crianças podem estar cansadas e isso pode deixa-las mais agitadas ou sem interesse, e se for muito no inicio algumas podem chegar atrasadas e perder o mais importante que é a palavra.

Como a E.B.F é normalmente de no mínimo três dias, as historias podem ser contadas em capítulos, o que deixa na crianças uma vontade de voltar no dia seguinte para saber a continuação.  Mesmo se a historias não forem em capítulos mas elas com certeza falarão do mesmo tema, então ao terminar de contar a historia dia dê uma palhinha da historia do dia seguinte para deixa-los curiosos sobre o que tem amanhã. 

Ex: quem aqui já se arrependeu por alguma coisa que fez? Pois bem, amanha nos vamos falar de alguém que passou por isso, o que será que ele fez? Quem quiser saber tem que voltar amanha... espero vocês.

Algumas igrejas costumam contar duas historias, uma bíblica e uma missionária, bem, isso varia conforme a vontade de cada um, se desejar fazer é sim muito interessante, e as crianças gostam porém não é uma regra, portanto escolha como lhe parecer melhor importante é que a historia bíblica não pode faltar.

Fonte: Tia Pri


A Tia Pri apoia e colabora diariamente na realização de projetos, e conteúdo de materiais para o Ensino Cristão, e apresenta a você a LINHA KITS E.B.F. conheça mais detalhes em nossa Loja e surpreenda-se com a qualidade destes materiais e a facilidade de uso.


Dicas da Tia Pri Evangelismo Infantil para sua Escola Bíblica de Férias (EBF) 

NÃO DEIXE PRA ÚLTIMA HORA. Planeje sua EBF com antecedência,

Enviamos para todo Brasil.

http://tiapri.com.br/ebf.php

Que Deus em Cristo te abençoe.

Links do Site