Continuam as Dicas para ideias de atividades extras e hoje falaremos sobre Atividades em Pintura, recortes, e colagens, vale a pena conferir.


PINTURA COM AQUARELA


 
Normalmente quando fala-se em pintura com as crianças, vem em nossa mente a tinta guache, no entanto ela é mais trabalhosa pois exige um maior cuidado pois sendo bastante liquida é fácil de se sujar. Já a aquarela é uma excelente opção, pois é solida. Basta apenas um potinho com um pouco de água no fundo para que a criança umedeça o pincel na água e passe sobre a aquarela na cor desejada e espalhe sobre o papel, o efeito é muito bonito.

No entanto há algumas observações


•    Quanto mais molhado estiver o pincel, mais clara a tinta se torna e vice-versa.
•    O pincel deve ser limpo com um pano cada vez que a criança muda de cor, caso contrário a cor ficará mesclada.
•    Disponha sempre de um ambiente apropriado com mesas e cadeiras para esse tipo de atividade, bem como potinhos com água pinceis e pedaços de toalhinhas para todos.
•    Os materiais podem ser divididos por grupos exceto o pincel que cada um deve ter o seu.

A aquarela é uma tinta bastante barata e fácil de encontrar em papelarias e outras lojas, e seu rendimento também é muito bom. Depois de usada deixe a paletas de tinta secar ao ar livre e depois tampe para não criar fungos na tinta que está molhada. Quanto ao mais o que posso dizer é que eles adoram essa atividade, com certeza ficarão mais empolgados com o momento da pintura em suas aulas.
 

CANETINHAS


 
Uma paixão para toda criança desenhar com canetinhas, tenha sempre em mãos um kit para que eles possam usá-las em suas aulas, no entanto, caso não haja um local seguro para guardá-las na classe leve-as com você e traga na aula que for usar, pois basta que alguma fique destampada um dia para que a mesma se perca.

Isso deve ser ensinado as crianças para que ajudem a cuidar do material, esta ideia também é muito bem vinda para os alunos maiores que muitas vezes tem “preguiça” de pintar, mas se animam a fazer contornos, detalhes e frases com as canetinhas deixando os trabalhinhos mais caprichados.


COLAGEM
       


As crianças de três a oito anos estão acostumadas a esse tipo de atividades na escola secular, isto porque a colagem desenvolve a coordenação motora e a criatividade da criança, sendo uma excelente opção de atividade.



Para isso vale quase tudo, desde papel picado e enrolado, a lascas de lápis, folhas de plantas, areia, algodão, tecido, figuras de revistas, palitos de picolé ou fósforo etc. Aqui tem algumas sugestões para vocês, mas lembre-se para esta atividade é necessário um espaço apropriado, cola para todas as crianças, um pano úmido para limparem as mãos (algumas crianças preferem passar a cola com um cotonete ou palito).



Certifique-se se você sozinho é capaz de gerenciar a tarefa, ou se é necessário pedir a ajuda de monitores para que tudo saia conforme o planejado.


COLA COLORIDA, GLITER, LANTEJOULAS E OUTROS

 
Essas são opções também interessantes, são materiais fáceis de encontrar e podem ser usados para enfeitar alguns detalhes do desenho, a cola colorida e o gliter já são uma espécie de cola, já a lantejoula e outros tipos de miçangas precisam de uma cola para aderir ao papel que pode ser a cola branca comum.



De vez em quando escolha uma dessas opções e saia da rotina com seus alunos proporcionando um a atividade diferente para eles, não esqueça de deixar um tempo maior para a  atividade escolhida pois há sempre aqueles alunos que demoram um pouco mais para terminar.

Aos que terminarem primeiro, ensine-os a limparem o seu espaço guardando o material que usaram e recolhendo os restos que sobraram para por no lixo.

Reserve um espaço para expor os trabalhinhos, pois eles se sentem realizados em mostrar o trabalho finalizado.





Se você desejar poderá salvar este Artigo no seu Computador em formato PDF, poderá imprimir, ler no seu PC ou Tablet e ou ainda enviar para terceiros - não esqueça de declarar a fonte.




Com carinho e esforço o mais breve possível postaremos mais novidades, aguardem, cadastre seu e-mail e receba novidades do Site Tia Pri.


Abraços da equipe Tia Pri




Links do Site