Sua sala anda meia sem graça? Que tal dar uma renovada no AMBIENTE e fazer uma decoração alegre e duradoura. Vamos fazer agora o PASSO A PASSO da PINTURA EM PAREDE. Que pode ser feito nas classes de sua igreja, escola ou no quarto das crianças.

Pare difícil, mas não é. Se você já tem alguma noção de pintura em tecido, madeira ou outros, será mais fácil ainda, caso não tenha experiência é bom começar com uma pintura pequena, algo simples de desenhar e pintar.

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher bem a parede que será pintada, quanto mais lisa a parede melhor será a qualidade da pintura, mas, mesmo que seja áspera é possível pintar.

É importante verificar se a parede, não tem problemas de umidade, pois isso vai estragar a pintura com o tempo. Caso a parede esteja suja, é melhor dar uma demão de tinta antes de começar, não adianta fazer uma bela pintura em uma parede feia.

Escolha o desenho que vai pintar, e amplie, até o tamanho desejado. Para passar o desenho para a parede use o papel carbono: cole-o na parede com fita adesiva e cole o molde com o desenho por cima, use varias folhas de carbono se necessário, emende uma ao lado da outra de forma que cubra toda a área do desenho.

Outra forma de se fazer isso (ampliar o desenho e passar para a parede) é transferir o desenho para uma lâmina de retroprojetor e projetar a imagem na parede aí é só riscar sobre a imagem formando o desenho na parede.



É hora de começar a pintura, misture a tinta de tecido com um pouco de água (só para amolecer um pouco a tinta) em um recipiente, isso vai facilitar a pintura, escolha cores bem bonitas e mãos a obra. Passe uma demão de tinta e espere secar. Não volte a mexer nela enquanto estiver secando! A primeira demão fica parecendo feia, mas é assim mesmo, não se preocupe.

Depois de bem seco, ( de preferência espere de um dia para o outro) é hora de aplicar a segunda demão, com as mesmas cores e com a tinta misturada com água passe com mais cuidado, movimentando o pincel sempre para no mesmo sentido para dar um acabamento melhor.

Depois de bem seca a segunda demão, é hora do contorno, é ele que dá o toque final. Escolha um pincel pequeno e chato, de preferência de cerdas macias. A cor do contorno pode ser toda preta ou colorida (sempre num tom mais escuro que a figura), nesse estilo a pintura fica mais suave.

Contorne tudo, inclusive os detalhes. Por ultimo faça o contorno dos olhos com um pincel mais fino ainda, pode ser o numero zero. Faça o brilho dos olhos com o branco, isso faz toda a diferença.

Para finalizar o trabalho use o verniz geral ou verniz fixador, (qualquer marca) para que a tinta fixe bem na parede e resista ao tempo. Esse tipo de trabalho dura vários anos, por isso escolha bem o que será pintado ali.

Bem, isso é tudo por enquanto. Tenho certeza que com um pouco de persistência você vai fazer um lindo trabalho, e sua classe não será mais a mesma. Boa sorte!

Tia Priscila


Não esqueça de visitar o site da Tia Pri ( www.tiapri.com ) que tem muitas novidades de incentivo ao Ministério Infantil

Aqui vai a foto do desenho pronto e mais alguns modelos criados pela Tia Pri , pra você se inspirar....





Links do Site