Historia:
O primeiro milagre de Jesus

Objetivo: Sugestão de como contar a historia do primeiro milagre de Jesus de uma forma diferente. Através dessa dinâmica seus alunos nunca mais esquecerão esta mensagem

Material: Um pedaço de tecido de cor clara para ser o véu da noiva; Figuras ou fotos de um casamento; Uma jarra transparente; Um pote ou travessa baixo; Um pacote de suco de uva; água.

Deixe a jarra com o pó do suco no fundo, e com a tigela em baixo, como na foto, de modo que as crianças não possam ver que o soco está lá.

Esta historia está narrada do ponto de vista da noiva, mas caso seja um professor quem vai conta-la então narre como se você fosse o noivo da festa, fica a sugestão de colocar então em sua cabeça uma toalha branca ou véu, dramatizando aí o seu papel de noiva, que tal?

Dica: (Professora, coloque um tecido branco sobre a cabeça como se fosse o véu da noiva, para começar a narração).

Iniciando a História

Crianças, a partir de agora esqueçam que eu sou a professora, a partir desse momento eu sou uma mulher dos tempos antigos, lá da cidade de Cana da Galileia, eu vim aqui contar pra vocês como foi a minha festa de casamento. Sim, pois, a minha festa se tornou conhecida no mundo todo por um fato extraordinário que aconteceu naquele dia.

Ah! eu trouxe algumas fotos para que vocês vejam como foi. ( neste momento você pode mostrar alguma figura de casamento, pode ser o seu próprio álbum de fotografias, ou as figuras dessa historia, ou até mesmo fotos de revistas).

Eu e meu noivo estávamos apaixonados, decidimos nos casar e fazer uma grande festa, lá na minha terra a festa dura muitos dias, compramos muita comida, decoramos o salão, e claro muito vinho, afinal uma boa festa tem que ter vinho!

Convidamos muitos amigos e parentes, entre eles estavam a família da Maria, eles também eram nossos amigos. A festa começou e estava tudo lindo, os dias foram passando e corria tudo bem, chegado o ultimo dia algo terrível aconteceu, o vinho havia acabado! Que vergonha! O que os convidados vão pensar? Como foi que calculamos errado? Ah... meu noivo e eu não sabíamos o que fazer, para as pessoas da minha terra, acabar o vinho durante a festa é uma vergonha. Imagine o que os convidados iam beber agora? Água? Era o fim da festa todos iam sair falando mal.

Mas de repente o convidado Jesus levantou-se e foi falar com os serviçais. – “Será que ele vai reclamar que não tem bebida?” - Pensei eu, mas não, sabe o que ele fez? Jesus mandou que os serviçais enchessem seis potes grandes de pedra que tinha lá, cada pote cabia entre oitenta e cento e vinte litros dentro, depois que os serviçais  encheram Jesus mandou que servissem ao encarregado da festa. (Neste momento jogue a agua dentro da jarra).



Quando eles colocaram a agua do pote na taça... Não era mais agua, era vinho!

O encarregado da festa veio contente nos dizer: “todos servem o vinho bom no começo da  festa pra depois servir um mais simples, mas vocês deixaram o melhor vinho para o fim!”

Nossa alegria foi tamanha, Jesus fez um grande milagre todos beberam e a festa foi um sucesso. Ah como foi bom convidar Jesus! Depois daquele dia Jesus ficou conhecido entre as pessoas e começou a realizar muitos milagres.

(Tire o “véu” da cabeça).

Você também pode convidar Jesus para fazer parte da sua vida, deixe Ele participar de suas alegrias, de suas tristezas e medos, e principalmente, obedeça ao que Ele lhe disser para fazer, e você verá muitos milagres em sua vida. Assim como Ele transformou agua em vinho, ele pode transformar a tristeza em alegria, a doença em saúde, o medo em coragem e até a morte em vida!

Professor, ore por seus alunos e incentive-os a convidar a Cristo para fazer parte de seu dia a dia. Se for possível no final da história você pode servir o suco de uva aos seus alunos, neste caso não esqueça dos copinhos e de fazer suco suficiente para todos, tenha uma boa aula.

Edição
Tia Priscila
Aula ministrada na IEAD Areias, congregação onde Tia Pri congrega e atua como professora de crianças.
Revisão
Natanael Weber

Lembre-se amigo(a) professor(a): Deus nos dá o tema a ser trabalhado, e fazemos a preparação da aula expositiva, com esboço e apresentação em ppt. e a linguagem de nosso resumo é direcionada a compreensão e a didática de sua interpretação, devendo cada professor(a) amoldar, pesquisar e incrementar seu conteúdo e forma, para que tenha melhor proveito do tema abordado, não esquecendo da ênfase principal de que dependemos sempre de nosso Jesus Cristo e do amado Espírito Santo nos dão a plena capacidade, poder e autoridade para em seu Nome fazer a sua Obra, pois somos seus servos. 



Abraços da equipe Tia Pri


Links do Site